Questões Genética - Biologia



Gabarito no final das questões.


Lista de exercícios Genética  - Biologia


Questão 1
(FMU) Nos heredogramas abaixo, os indivíduos em preto são incapazes de enrolar verticalmente a língua. Assinale a única situação que nos leva a concluir que essa é uma característica determinada por um par de genes autossômicos recessivos


































Questão 2 (PUC-PR) Os avanços na área do Projeto Genoma Humano (PGH) estão cada dia mais presentes nos noticiários devido ao grande interesse que despertam. Essa presença constante cria necessidade de estarmos familiarizados com seu significado. A rigor, o Projeto Genoma tem por finalidade:

a) mapear e seqüenciar os genes humanos nos cromossomos.

b) alterar o material genético humano pela incorporação de DNA estranho em seu genoma.

c) retirar gene ou genes humanos e introduzi-los em outros organismos com a finalidade de obter produtos farmacológicos.

d) permitir o tratamento de doenças humanas por meio de transferência de genes ou substituição de genes deletérios por normais.

e) impedir a clonagem dos genes associados aos cânceres.









Questão 3 (PUC-RJ) Em genética, o fenômeno da interação gênica consiste no fato de:

a) uma característica provocada pelo ambiente, como surdez por infecção, imitar uma característica genética, como a surdez hereditária.

b) vários pares de genes não alelos influenciarem na determinação de uma mesma característica.

c) um único gene ter efeito simultâneo sobre várias características do organismo.

d) dois pares de genes estarem no mesmo par de cromossomos homólogos.

e) dois cromossomos se unirem para formar um gameta.









Questão 4 (PUC-RS) Em uma dada espécie vegetal, o caráter planta alta é dominante sobre o caráter planta baixa, sendo os genes alelos localizados em autossomos. Pelo cruzamento de plantas altas heterozigóticas, obtiveram-se 160 descendentes.

O número provável de plantas baixas entre esses descendentes será

a) 140

b) 120

c) 100

d) 80

e) 40









Questão 5 (PUC-RS) No monoibridismo com co-dominância ou dominância intermediária, as proporções genotípicas e fenotípicas observadas na segunda geração dos filhos serão, respectivamente,

a) 1 : 3 : 1 e 3 : 1

b) 1 : 2 : 1 e 1 : 2 : 1

c) 1 : 1 : 2 e 1 : 1 : 1

d) 1 : 3 : 1 e 3 : 1 : 3

e) 1 : 1 : 1 e 3 : 1









Questão 6 (UFPA) O fato dos indivíduos de uma mesma espécie serem geneticamente variados a cada geração é garantido pela mutação e recombinação gênica. Essa variabilidade é importante porque

a) propicia o equilíbrio gênico da população.

b) impede que as aberrações cromossômicas ocorram nos indivíduos da população.

c) fornece a matéria-prima sobre a qual atua a seleção natural.

d) impede reduções drásticas nos tamanhos populacionais.

e) favorece a transmissão das características adquiridas aos descendentes.









Questão 7 (UFPB) Um casal formado por um homem normal, filho de pai hemofílico, e por uma mulher normal, filha de pais normais, mas que tem um irmão hemofílico, espera o nascimento de uma criança do sexo feminino. Sabendo-se que a hemofilia é condicionada por um gene recessivo, ligado ao cromossomo X, a probabilidade dessa criança vir a nascer hemofílica é

a) nula

b) 1/8

c) 1/4

d) 1/2

e) 1/1









Questão 8 (UFPE) Em animais de laboratório, a cor preta é dominante em relação à branca. O cruzamento de dois indivíduos produziu 20 filhos pretos e 20 brancos. O genotipo desses animais de laboratório é:

a) AA e Aa.

b) Aa e Aa.

c) AA e AA.

d) AA e aa.

e) Aa e aa.









Questão 9 (UFRN) Os dois gráficos abaixo representam as quantidades de anticorpos anti-Rh presentes no sangue de uma mulher (Rh-) em gestações distintas.




Pela observação dos gráficos e considerando que essa mulher teve um filho em cada gestação e nunca recebeu transfusão de sangue, é correto concluir que,

a) em X, a mãe transferiu anticorpos anti-Rh para o 1º filho Rh-, o qual teve eritroblastose fetal.

b) em X, a mãe foi sensibilizada com o sangue Rh+ do 2º filho, o qual não teve eritroblastose fetal.

c) em Y, a mãe transferiu anticorpos anti-Rh para o 2º filho Rh+, o qual teve eritroblastose fetal.

d) em Y, a mãe foi sensibilizada com o fator Rh- do 1º filho, o qual não teve eritroblastose fetal.









Questão 10 (UFSCAR) Em relação ao sistema sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sangüíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são

a) IBi - ii

b) IAi - ii.

c) IAIB - IAi.

d) IAIB - IAIA.

e) IAi - IBi.












Gabarito:
1-d 2-a 3-b 4-e 5-b 6-c 7-a 8-e 9-c 10-e

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