Questões Gravitação - Física

Gabarito no final das questões.


Lista de 10 exercícios Gravitação - Física 



Questão 1
(UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

0) Kepler enunciou 3 leis que regem a cinemática dos corpos celestes, a saber: a lei das órbitas, a das áreas e a dos períodos.

1) A lei dos períodos diz que a razão entre o quadrado do período e o cubo da raio é constante, para qualquer planeta de um mesmo sistema.

2) A força de atração gravitacional varia na razão direta das massas e na razão inversa da distância que as separa.

3) O peso de um satélite, na superfície da Terra, é 1000kgf. Ele foi posto em órbita a uma altura h = 4 Rt (quatro raios terrestres), contados da superfície terrestre. A força centrípeta que o obriga ficar em órbita é equivalente a 40 kgf.

4) A velocidade do satélite, ao longo da sua órbita, é maior nas proximidades do foco ocupado pelo planeta.








Questão 2 (FESP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

0) Por ação do campo gravitacional uma massa se desloca sempre de um ponto de potencial mais elevado para um ponto de potencial menos elevado.

1) A aceleração da gravidade é inversamente proporcional à altura em que se encontra o corpo, medida a partir da superfície da Terra.

2) A força centrífuga, equilibrando a atração gravitacional, mantém a Lua girando em torno da Terra.

3) Em certo ponto do espaço um corpo de 5 kg sofre uma aceleração gravitacional de 0,32 m/s2. Um corpo com o dobro da massa colocado nesse ponto sofre igual aceleração.

4) Quanto maior o raio da órbita de um satélite, maior é sua velocidade.








Questão 3 (FESP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

0) Um planeta gira em torno do Sol em órbita circular com raio igual a quatro vezes o raio de órbita da Terra. Este planeta dará uma volta completa ao redor do Sol em um tempo igual a 8 anos terrestres.

1) A velocidade de translação de um satélite depende de sua massa quando o mesmo executa um movimento circular ao redor da Terra.

2) O período de translação de um satélite estacionário que gira em torno da Terra é nulo.

3) A velocidade de translação de Júpiter é menor que a velocidade de translação da Terra quando ambos executam movimento circular ao redor do Sol.

4) Dois corpos de massas iguais, separados por uma distância d, ficam submetidos a uma força gravitacional de intensidade F. Se diminuirmos a distância à metade, a nova força valerá a metade da força inicial.








Questão 4 (UFPE) Considerando a rotação da Terra em torno de seu eixo, qual das seguintes cidades brasileiras tem maior velocidade tangencial com relação ao centro da Terra?

a) Recife.

b) Rio de Janeiro.

c) Porto Alegre.

d) Nenhuma das cidades acima se move em relação ao centro da Terra.

e) Todas as cidades acima têm a mesma velocidade.








Questão 5 (UNB) Julgue os itens abaixo.

0) Se a órbita de um satélite é circular, as leis de Kepler não se aplicam.

1) É nulo o campo gravitacional que age sobre um satélite geo-estacionário, isto é, um satélite que fica parado em relação a um ponto fixo da Terra.

2) Não é possível ter-se um satélite artificial geo-estacionário que permaneça numa posição diretamente acima de um ponto situado fora do equador terrestre.

3) Considere um satélite artificial de período igual a 2 horas, cuja órbita circular é perpendicular ao equador terrestre. Se o satélite cruza o equador sobre uma determinada cidade, após percorrer uma órbita completa, o satélite cruzará o equador novamente em um ponto a leste dessa cidade.

4) Se medirmos o campo gravitacional terrestre, a uma altura igual ao raio terrestre, acima da superfície, obteremos um valor quatro vezes menor que aquele medido sobre a superfície da Terra.








Questão 6 (UNB) Os ônibus espaciais norte-americanos, quando em vôo orbital, circundam a Terra em uma órbita circular a 300 km de altura acima da superfície terrestre. Durante estes vôos, é comum a televisão mostrar os astronautas flutuando livremente no interior da espaçonave. Considerando o raio da Terra igual a 6.400 km. Julgue os itens abaixo.

0) O campo gravitacional g , da Terra, a uma altura de 300 km acima da superfície terrestre, é nulo.

1) Os astronautas flutuam durante o vôo orbital porque a 300 km de altura não há atmosfera.

2) A força que a Terra exerce sobre o ônibus espacial é maior que a força que o ônibus espacial exerce sobre a Terra.

3) A uma altura de 400 km acima da Terra, o peso de uma pessoa é nulo.

4) Um parafuso que solte do ônibus espacial durante o vôo orbital passará a girar também ao redor da Terra.








Questão 7 (PUC-RJ) Antes da primeira viagem à Lua, vários cientistas da NASA estavam preocupados com a possibilidade de a nave lunar se deparar com uma nuvem de poeira carregada sobre a superfície da Lua.

Suponha que a Lua tenha uma carga negativa. Então ela exerceria uma força repulsiva sobre as partículas de poeira carregadas também negativamente. Por outro lado, a força gravitacional da Lua exerceria uma força atrativa sobre estas partículas de poeira.





Suponha que a 2 km da superfície da Lua, a atração gravitacional equilibre exatamente a repulsão elétrica, de tal forma que as partículas de poeira flutuem.

Se a mesma nuvem de poeira estivesse a 5 km da superfície da Lua:


a) a gravidade ainda equilibraria a força eletrostática, mas apenas se a poeira perdesse carga.

b) a gravidade ainda equilibraria a força eletrostática, e as partículas de poeira também flutuariam.

c) a gravidade ainda equilibraria a força eletrostática, mas apenas se a poeira perdesse massa.

d) a gravidade seria maior que a força eletrostática, e a poeira cairia.

e) a gravidade seria menor que a força eletrostática, e a poeira se perderia no espaço.









Questão 8 (UFPA) Há alguns anos atrás, observando-se o aumento do índice de acidentes automobilísticos nos meses de dezembro e janeiro, em todo o mundo, levantou-se a hipótese de que esse fato poderia ser conseqüência do aumento da radiação solar que, em média, incide sobre a Terra nesse período. Esse aumento da média de radiação seria então responsável por alterar o comportamento das pessoas, contribuindo inclusive para o denominado "espírito natalino". Desprezando fatores não físicos que podem estar contribuindo para o fato em questão e com base apenas nas leis de Kepler, essa hipótese fica …

a) reforçada, porque nesse período ocorre o afélio.

b) reforçada, porque nesse período ocorre o periélio.

c) descartada, porque nesse período ocorre o periélio.

d) reforçada, porque nesse período a velocidade de translação da Terra é menor.

e) descartada, porque nesse período a velocidade de translação da Terra é menor.









Questão 9 (PUC-MG) Dois corpos A e B, de massas 16 M e M, respectivamente, encontram-se no vácuo e estão separados de uma certa distância. Observa-se que um outro corpo, de massa m, fica em repouso quando colocado no ponto P, conforme a figura. A razão x / y entre as distâncias indicadas é igual a:



a) 2

b) 4

c) 6

d) 8

e) 16









Questão 10 (PUC-MG) "Seja F o módulo da força de atração da Terra sobre a Lua e Vo o módulo da velocidade tangencial da Lua em sua órbita, considerada circular, em torno da Terra."

Se a massa da Terra se tornasse três vezes maior, a da Lua quatro vezes menor e a distância entre estes dois astros se reduzisse à metade, a força de atração entre a Terra e a Lua passaria a ser:

a) 3F/16

b) 1,5 F

c) 2F/3

d) 12 F

e) 3 F












Gabarito:
1-vvfvv 2-vffvf 3-vffvf 4-a 5-ffvfv 6-ffffv 7-b 8-b 9-b 10-e

Nenhum comentário:

Artigos Relacionados